Página Inicial > Firewall, Rede sem fio > 77% dos profissionais de TI tem smartphone.

77% dos profissionais de TI tem smartphone.

A BRQ, em parceria com o instituto de pesquisas Enfoque, divulgou no dia 30 de abril de 2013, um estudo sobre o comportamento digital dos profissionais de TI em todo o Brasil. Entre os números coletados, foi constatado que cerca de 77% dos profissionais entrevistados usam smartphones.

Smartphone em todos os lugares

Smartphone é preferência entre os profissionais de TI.

Este número, algo que não é exatamente surpreendente, representa mais do que o dobro na base de usuários de smartphones entre os consumidores brasileiros – que é de 36%, segundo dados levantados pela Nielsen no início de 2013.

A pesquisa, realizada com mais de mil pessoas do setor, aponta ainda que entre os profissionais que possuem um smartphone, 67% usam Android e 23% Apple. “Um dado interessante é que conforme a renda aumenta, é maior o share da Apple indicando que o custo dos aparelhos é um fator importante na escolha da plataforma”, completa Luís Otávio Benguigui, diretor de atendimento da Enfoque.
Ainda segundo o estudo, 28% dos entrevistados possuem um tablet entre eles, 46% possuem iPad e 33%, o Samsung Galaxy.

A pesquisa aponta ainda que esses aparelhos são utilizados para consultas ao saldo bancário (93% em tablets/computadores e 50% em smartphones); busca de informações sobre produtos que desejam comprar (98% em tablets/computadores, 62% em smartphones); pagamento de contas (87% em tablets/computadores, 27% em smartphones); transferências bancárias, DOCs ou TEDs (82% em tablets/computadores, 24% em smartphones); compra de produtos (93% em tablets/computadores e 27% em smartphones); aplicações e investimentos (58% em tablets/computadores e 16% em smartphones).

OUTROS QUESITOS
A pesquisa também incluiu questões como o uso de redes sociais, compras online, uso da nuvem e conteúdos mais acessados na Internet.

76% dos profissionais de TI utilizam a Internet para realizar chamadas de voz e de vídeo fora do ambiente de trabalho. E o Skype é o grande líder, usado por 70% dessas pessoas.

Sobre a troca de mensagens, 60% dos profissionais costumam comunicar-se através de mensagens de texto pelas operadoras de telefonia, enquanto, 33% utilizam o aplicativo WhatsApp.

48% dos entrevistados afirmam guardar seus arquivos pessoais na nuvem, sendo 43% no Google Drive e, 28%, no Dropbox.

Os portais de conteúdo e notícias são acessados com frequência, apontados por 73% dos entrevistados.

Já 54% dos profissionais utilizam, mais regularmente, programas de mensagens instantâneas.

As redes sociais aparecem em seguida, com 53%, seguidas por: sites de compras (49%), blogs e websites de conteúdo técnico (48%), sites de vídeos (38%), fóruns de discussão (24%), sites de treinamento/e-Learning (22%), sites de busca de empregos (16%) e jogos online (12%).

O Facebook é a rede acessada com mais frequência, apontada por 62%. Em seguida vem o Linkedin (20%), Google+ (16%), Instagram (11%), rede social corporativa (9%), Twitter (8%) e Foursquare (6%)


E quando todos esses smartphones estão presentes no ambiente corporativo, e são utilizados pelos profissionais para assuntos da empresa, o que fazer ? Para resolver este porém, a Netrunner Tecnologia possui dois produtos que podem auxiliar na gestão do BYOD, o primeiro é o DesktopCentral da ManageEngine que auxilia no gerenciamento do ciclo de vida, segurança e controle de software dos equipamentos, e agora atende dispositivos móveis, como smartphones, tablets e notebooks. O segundo é o Access Point da Watchguard, em duas versões, AP100 e AP200, que integram a solução XTM/XTMv do mesmo fabricante, com ele é possível estender a segurança física para a rede wireless, garantindo assim toda a segurança que os seus profissionais precisam para desempenhar suas funções.

Fonte: Site Baguete

Mais informações:

  1. Nenhum comentário ainda.
Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux