Página Inicial > Segurança > Cinco maneiras de garantir a segurança da sua rede.

Cinco maneiras de garantir a segurança da sua rede.

Vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano – isso está ocorrendo. Estando você de olho ou cochilando, em uma reunião de negócios ou passando férias em Cancun, eles estão testando a sua rede, procurando uma maneira de entrar, explorar ou roubar seus dados, armazenar conteúdo ilegal, remover a home do seu site, ou simplesmente estragar algo pelo simples fato de poder fazer.

Estou falando dos scanners de rede. Os caras maus utilizam isso todos os dias, para acessar redes alheias em todo o mundo, essa ferramenta é a mais eficiente e fácil de usar para encontrar brechas em uma armadura. Se você quer proteger a sua rede, deve olhar com os olhos de quem ataca, e o scanner de rede é a ferramenta.

Os scanners de rede fazem testes automáticos na rede, não precisam de agentes instalados, e avaliam um ambiente de acordo com o que podem acessar. É o mesmo tipo de varreadura que é realizado o tempo todo por invasores e é por isto que você deve avaliar da mesma forma.

Aqui estão cinco testes que devem ser feitos com um scanner de rede periodicamente:

1. Avaliação de vulnerabilidade

Scanners de rede podem usar bancos de dados de vulnerabilidades conhecidas para verificar se há qualquer coisa que possa representar um risco para os seus sistemas. Atualizar o banco de dados regularmente é obrigatório, pois, novas vulnerabilidades são descobertas o tempo todo.

2. Port Scan

O port scan é o meio mais rápido para determinar quais sistemas estão funcionando em sua rede, e são, provavelmente, o tipo mais comum de reconhecimento. Determine o que deve ser acessível na rede a partir da Internet, valide com um portscan, e, em seguida, use uma combinação de regra de firewall, e desabilite os serviços desnecessários.

3. Senha padrão

Há uma razão para existirem milhares de listas de senha padrão na Internet, elas são umas das formas mais simples de acessar um sistema. Não facilite a vida do invasor, certifique-se que toda a sua rede possui senhas fortes, evitando assim acesso não autorizado.

4. Serviços rodando

Para comprometer um serviço, em primeiro lugar, ele deve estar rodando. Cada servidor tem um propósito específico, rodar alguns serviços, do contrário é apenas um aquecedor. Muitos servidores rodam serviços desnecessários, ou porque são assim por padrão, ou porque o administrador que configurou não tem conhecimento do fato. Use o scanner de rede para descobrir todos os serviços que rodam e desabilite os que não são necessários.

5. Acesso remoto

Use um scanner de rede para encontrar todo tipo de acesso, Telnet, SSH, RDP, GoToMyPC, LogMeIn, PCAnywhere e qualquer outra aplicação que ofereça acesso remoto, a não ser que seja necessário. Descobrir todas as maneiras “secretas”, vai reduzir muito os riscos da sua rede.

Se você e sua empresa não querem correr riscos, e não querem sair por ai procurando qualquer ferramenta, a Mirandell Sistemas comercializa o Security Manager Plus, um produto da ManageEngine que conta com os seguintes recursos:

– Busca por vulnerabilidade (Vulnerability Scanning)

– Aderente ao PCI DSS

– Detecção de portas abertas

– Inventário de hardware e software

– Grupos e usuários do Windows

– Gerenciamento de mudança no Windows

– Relatórios de auditoria

– Gerenciamento pela Internet (Ferramenta 100% web)

– Banco de dados de vulnerabilidade

– Gerenciamento de patch

Mais informações: Security Manager Plus – Mirandell Sistemas

Fonte: The Hacker News

  1. Nenhum comentário ainda.
Você deve estar autenticado para enviar um coment´rio.
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux